Você Sabia?






     AS ÁGUAS SUBTERRÂNEA

       O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água. Nesse século, segundo diversos pesquisadores, a falta de água será um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar.
      A maior parte do planeta Terra é composta por água, no entanto, é muito restrito o percentual que oferece condições para consumo, tendo em vista que uma enorme parte é de água salgada, outras estão poluídas, além das geleiras, subsolo, solo e atmosfera.
     Grande parte das águas contidas em terras emersas se encontra no subsolo, ou seja, águas subterrâneas, além é claro, dos rios, que respectivamente oferecem água aos humanos e outros seres vivos.
     As águas subterrâneas são identificadas de duas formas, a primeira chamada de zona não-saturada onde a água se encontra espalhada entre ar, solo e rochas. A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.
     Além dessa classificação, existem dois tipos de águas subterrâneas, o freático e o artesiano. O primeiro está situado na zona não-saturada, fica nas proximidades da superfície, diante disso as águas ficam propícias à contaminação. O segundo se encontra na zona-saturada, um pouco afastado da superfície, em virtude dessas características se faz necessária a construção de poços artesianos para retirar água desses locais.


  
                                                                             AS ESTAÇÕES DO ANO


O planeta Terra não permanece estático, realizando, portanto, uma série de movimentos. A rotação, por exemplo, é responsável pela alternância entre dias e noites. Já a translação (deslocamento da Terra em torno do Sol) provoca uma variação da radiação solar que atinge a superfície terrestre durante o ano
     No movimento de translação, o eixo da Terra apresenta uma inclinação de 23°27’ em relação ao plano orbital. Esse fenômeno, juntamente com a translação, é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Cada estação apresenta características peculiares, sendo que o verão é marcado por dias mais longos que as noites; e o inverno, por noites mais longas que os dias. No início do outono e durante a primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.
   Essa diferenciação na radiação solar durante o ano influencia diretamente na reprodução dos animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura etc. Esse ciclo é de fundamental importância para a manutenção da vida na Terra, proporcionando uma variação dos elementos climáticos e belas paisagens.
    Quer conhecer as características de cada estação do ano? Então confira os artigos disponibilizados nesta seção!


Historia do Meridiano de Greenwich

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, o principal meridiano é o de Greenwich, o seu reconhecimento como referência é em razão de sua aceitação em âmbito global.
Isso ocorreu a partir de um acordo mundial realizado em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.
A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich, situado na região leste da cidade de Londres.
O Observatório foi edificado em 1794, segundo os interesses de Carlos II, e posteriormente transferido em 1946, por causa da concentração de poluição existente no local que prejudicava a realização de trabalhos e estudos.









                                                                                 COMO SURGIU O NOME AMÉRICA


Existem várias contestações envolvendo a origem do nome do continente americano. Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512. 
Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras. Quando Colombo atingiu a América, mais precisamente na parte onde se encontra hoje a América Central, ele achava que tinha chegado às Índias. Por isso, muitos historiadores deram o mérito da descoberta a Américo Vespúcio, por ter sido o primeiro navegador a afirmar e a divulgar - baseadas nas descrições feitas durante a viagem - que as terras que Colombo havia alcançado pertenciam a um novo continente. 

As declarações de Vespúcio ganharam crédito na Europa, e foram reconhecidas, porém, Américo faleceu no ano de 1512, sem imaginar que seu nome fora dado ao continente.







Como se forma um tsunami!


1. A abertura causada pelo tremor no leito do mar empurra a água para cima, dando início à onda.

2. A onda gigante então se move nas profundezas do oceano em altíssima velocidade.


3. Na medida em que se aproxima da terra, a onda perde velocidade, no entanto fica mais alta. 


4. A onda então avança por terra, arrasando tudo em seu caminho









Ano Bissexto


O ano bissexto é aquele que possui um dia a mais do que os outros anos que posuem  365 dias. No calendário gregoriano, este dia extra é contado a cada 4 anos, sendo incluído sempre no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias. O ano bissexto acontece  porque o ano-calendário tradicionalmente utilizado  possui uma diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no calendário tradicional  o ano dura 365 dias para se completar; no calendário solar, dura 365,25 dias. 
Essa diferença de 0,25 corresponde a fração de  um quarto de um dia. Sendo assim, a cada quatro anos temos a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto. 

Local mais quente do mundo

Na África Setentrional, mais especificamente na Líbia, encontra-se o local mais quente do mundo, onde a temperatura pode atingir os 58 ºC. O local chama-se El Azizia e a temperatura foi registrada em 13/09/1922. 



Menor Fronteira do mundo

Com apenas 4,07 km, a menor fronteira do Mundo é a que separa o Vaticano de Roma.